Nadezhda Lamanova  

Posted by Moriel in , , , , , , , ,


Lamanova

Nadezhda Lamanova nasceu em 14 de dezembro de 1861. Seu pai era um nobre empobrecido, que havia seguido carreira militar, e tinha a patente de coronel quando a sua primeira filha nasceu.

A família estava a beira da falência (pois o irmão mais velho do pai de Nadezhda havia deixado dividas imensas), e Nadezhda, então de 28 anos, decidiu viajar a Moscou e ganhar seu próprio sustento.

Tendo estudado costura, em 1879, ela começa a trabalhar, cortando o tecido em uma oficina bastante conceituada. E bem sucedida, fazendo moldes perfeitos para as clientes. As socialites comentavam entre si: "Agora, só fazemos vestidos ali - tem uma moca nova la, mademoiselle Lamanova, ela vai te tiranizar durante as provas, mas o vestido vai ficar como se tivessem trazido de Paris".

Nesta época, ela se casa com Andrei Kayutov, jovem advogado e ator amador, que a introduz a sociedade teatral.

Atriz Maria Yermolova, uma das mais renomadas atrizes russas, retratada com um vestido feito pela sua amiga e vizinha.

Em 1885, Lamanova começa a sua própria oficina, e em poucos anos, ganha popularidade. A abordagem dela era a de uma artista: passava muito tempo estudando a cliente, e depois envolvia-a em tecido, como se fosse pintura. Alfinetava o tecido, ajustando-o ao corpo da modelo, arrumando as dobras, para depois dizer a cliente, toda espetada de alfinetes: "Pode tirar isso, mas com cuidado, o molde esta pronto!" As senhoras imploravam: "Costure você mesma, por favor".

Lamanova não sabia costurar, dizia: "O arquiteto não bota a mão na massa, a casa e construída por operários, e não serei eu que vou costurar para você, serão as minhas ajudantes". Estas eram mais de 20.

Contudo, Nadezhda continuou estudando - já em Paris - com os costureiros mais famosos do seu tempo. Mais tarde, tornou-se amiga de Poiret (um dos destaques da moda parisiense). Mas não seguia as cegas os moldes franceses, que reinavam na Rússia ha mais de um seculo. Tendo grande interesse em roupas folclóricas, e colaborações com vários artistas de renome da época, gerava seu próprio estilo.

Constante aperfeiçoamento e talento natural fizeram a fama de Lamanova crescer de tal forma que nos anos 90 ela já era fornecedora oficial de vestidos da corte imperial. Neste período, Lamanova cria uma serie de vestidos encantadores, verdadeiras obras de arte.

Em 1901, ela começa a colaborar com o teatro.

 Retrato de uma nobre russa... Adivinhe quem fez o vestido?

No outubro de 1917, Lamanova estava com 55 anos. Era de se esperar que a dona de uma oficina tao popular entre a aristocracia seria arruinada, mas a revolução somente mudou as suas prioridades. Ela recusou varias propostas de se mudar para os Estados Unidos ou para a Franca, e permaneceu em Moscou.

Já em 1919, organiza uma oficina de roupas modernas, colaborando com varias instituições que ensinavam corte e costura, com a industria e com o teatro. Na falta de tecidos de luxo, fazia vestidos de toalhas de banho, e casacos de cobertores.

Mesmo os dois meses que passou na cadeia - afinal, lembraram-se da sua ascendência - não a desanimaram.

De 1919 a 1924, Lamanova desenvolve vários modelos populares, e ao mesmo tempo trabalha com roupas inspiradas em trajes nacionais. Este trabalho culmina com o premio na Exposição de Paris em 1925. O estilo russo era bastante popular na época, devido a invasão de imigrantes que fugiam da revolução, e os vestidos de Lamanova disputavam de igual para igual com as mais renomadas casas francesas.

Nos anos 30, Lamanova colabora com vários teatros. Alem disso, trabalha com os figurinos de inúmeros filmes...

Continuou trabalhando ate a morte, em 15 de outubro de 1941.

Pouco antes, uma jovem atriz iria representar em uma peca de época, e seus vestidos seriam feitos por Lamanova...

E eis que Lamanova entrou. Costas retas, um conjunto elegante de cor clara, saia mostrando as meias de seda e os saltos altos. Anéis nos dedos bem cuidados. Afinal das contas, ela era mesmo um gênio, para que o governo socialista aguentasse-a por tantos anos.

This entry was posted at sexta-feira, abril 13, 2012 and is filed under , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...