Os Hussardos Alados eram a elite do exército Polonês no período entre século 16 e século 18, cavalaria pesada única, altamente treinada. Suas principais táticas se baseavam na velocidade de na facilidade de manobra.
Hussardos eram recrutados quase exclusivamente entre a nobreza. O cavalo, armas e armaduras deveriam ser providenciados pelos próprios, enquanto o rei fornecia as lanças. Para tornar-se um hussardo, exigia-se bastante experiencia e treino: o candidato precisava ser um hábil cavalheiro, e também um expert no manejo de lança, sabre e armas de fogo.
A arma básica do hussardo era uma lança, com de 4,5 a 5,5 metros de comprimento, com haste oca. O equipamento restante era influenciado pelo inimigo que os hussardos iriam combater.
A “era de ouro” dos hussardos poloneses começou com a batalha de Lubiszev, em 1577. A última vitória famosa dos Hussardos Alados foi a batalha de Viena, em 1683, contra os Turcos. A carga, liderada pelo próprio rei da Polônia, na frente de 3000 hussardos alados e 20000 cavalheiros poloneses, austríacos e alemães, foi a maior carga de cavalaria da história.
Mas isso tudo é o de menos. O fato é que eles ficaram famosos por...
Exato, por suas asinhas simpáticas.