DOLLS: Anthony van Dyck  

Posted by Moriel in , , ,

Todos devem estar de saco cheio da época vitoriana, portanto, vamos falar de alguma outra coisa… Vamos voltar um pouco no tempo, digamos uns 350-400 anos… E falaremos do início do século 17, em particular de 1630.

Época de Guy Fawkes (1605), dos Três Mosqueteiros (1625), da Guerra Civil inglêsa…


A década de 1630 é caracterizada por golas largas de rendas e linho, cinturas altas, tanto para homens quanto para mulheres. Também estavam em moda as mangas bem cheias e chapéus grandes. As mangas eram frequentemente recortadas, permitindo entrever a camisa ou blusa usada por baixo.


A moda inglêsa, particularmente, sofreu influência da guerra civil (culminando na decapitação do rei), com um contraste entre o elaborado e luxuoso estilo frances, popular na corte, e a sobriedade e as cores escuras do vestuário puritano.

Um pouco redundante falar o tempo todo sobre a Inglaterra, mas, falando de 1630, não posso deixar de falar de um genial pintor inglês, Anthony van Dyck. Ele foi responsável por inúmeros belíssimos retratos. Frequentemente retratava as pessoas vestidas de forma exótica, pastoral, ou em trajes de inspiração histórica. Outras vezes, simplificava a moda da época, evocando o espírito romântico com uso de capas e joias.



E, como reclamaram comigo que não escrevo sobre homens, mais uma porção de retratos de Van Dyck.



This entry was posted at sexta-feira, março 04, 2011 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...