29
abr
René Lalique
René Lalique nasceu em 1860, no interior frances. Apesar de a sua família ter se mudado para Paris pouco tempo depois, sempre viajavam para o campo nas férias. Estas viagens impressionaram profundamente o menino, e as influências naturalisticas marcaram profundamente a sua obra anos mais tarde.
Aos 12, começou a aprender desenho, contudo, com a morte do pai, dois anos mais tarde, teve que começar a trabalhar como aprendiz de um joalheiro. Continuou estudando à noite.
Algum tempo depois, viajou para a Inglaterra, onde aperfeiçoou as suas habilidades artísticas, e deu maior desenvolvimento à sua abordagem naturalista da arte. Ao voltar a frança, trabalhou como free-lancer, criando joias para Cartier e Boucheron, entre outros.
Em 1885, abriu seu próprio negócio, confeccionando suas próprias joias e também objetos de vidro. Em cinco anos, tornou-se, reconhecidamente, um dos maiores designers de joias de Art Noveau, tornando-se um dos artistas mais famosos da área. O nome de Lalique passou a ser símbolo de criatividade, beleza e qualidade.
Alias, alguns joalheiros famosos não queriam trabalhar com Lalique, pois temiam que suas joias não caissem nas graças dos clientes mais ricos. Suas borboletas, libélulas e folhas eram boêmias demais. Os ricos queriam joias luxuosas com gemas grandes, enquanto Lalique oferecia formas inovadoras e materiais diferentes. Hoje, isso não surpreende, na época, era nonsense.
E tem mais...
This entry was posted
at domingo, abril 29, 2012
and is filed under
1880,
1890,
1900,
1910,
1920,
art nouveau,
jewels,
lalique
. You can follow any responses to this entry through the
comments feed
.