Roupas históricas no cinema - 1770  

Posted by Moriel in , , ,

Ver um filme não é uma bela oportunidade para ver como se vestiam as pessoas em uma determinada época?

Nem sempre. Afinal, fidelidade à história definitivamente não é o forte do cinema. Muitas vezes, topamos com roupas maravilhosas, mas nada a ver. Em outros casos, segue-se somente o estilo geral. Em outros... Estes outros são pouco numerosos e merecem destaque.

A Duquesa

Um filme britânico de 2008, sobre a vida de lady Georgiana Spencer, que se torna Duquesa de Devonshire, uma das mulheres mais belas e inteligentes da segunda metade do século 18. Além disso, brilhava na sociedade em grande parte devido a sua escandalosa reputação, casamento "a trois", envolvimento na política, jogantina...

Mas enfim, não foi a toa que o filma ganhou tantos prémios de melhor figurino. E bote um merecido nisso pela fidelidade histórica. Tudo bem que o fato de Georgiana ter sido muito retratada por pintores da época facilitou bastante, e algumas roupas do filme foram literalmente copiadas de retratos dela.

Georgiana, por Gainsborough...

... e Keira Knightley, no filme.

A transição da moda de então, de vestidos sobrecarregados de babados, rufos, rendas, laços a trajes mais simples foi refletida com perfeição no filme. Parece até que as roupas fugiram de um museu para fazer uma aparição no filme.

Por exemplo, a "robe à la Française", de seda cor de creme - Georgiana casou-se em 1774 - está perfeitamente de acordo com a moda da corte de então. Roupas mais simples começaram a tomar o lugar dos vestidos elaborados, mas a moda da corte é mais conservativa.

No filme...

... no Metropolitan Museum...

... e no Victoria and Albert.

E, obviamente, eu não poderia deixar de mencionar o vestido abaixo:







Basicamente um traje de montaria, uma elegante alusão ao partido whig (cujas cores são azul e laranja). Inspirado por um dos trajes de montaria da época, que alias aparece em alguns dos inúmeros posts que fiz sobre esse assunto.

This entry was posted at quarta-feira, abril 11, 2012 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comments

Vamos combinar, estes filmes de época são extremamente fascinantes!

9 de setembro de 2012 às 11:56

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...