Roxo  

Posted by Moriel in , , , , , , , , , , , , , , , , ,

- Eu a imagino de lilás no baile.
- Porque justamente de lilás? - perguntou Anna, sorrindo.
"Anna Karenina"

Cor da sabedoria, criação, santidade, tristeza, arrependimento... A lista é grande, o roxo e seus tons acumularam inúmeras interpretações com o passar do tempo.

Roupas roxas têm uma longa história, mas essa cor, tal como o púrpura real, tinha um significado especial. Vestes roxas dos bispos, por exemplo...


No século 18, a cor não era tão popular assim. Mas ainda assim, havia homens e mulheres que usavam. E ficava bem.




Durante o Império, dava-se preferência a tons mais claros, como o lilás. Ou a fitas e casaquinhos roxos.





O roxo era, entre outros, a cor do luto. Obviamente, a cor principal era o preto, mas durante o semi-luto, usava-se também cinza e tons de roxo - lilás, violeta e outros. No final do período de luto, ou quando vestia-se luto por um parente distante, somente os acessórios eram roxos: cintos, laços, rendas.



Vejamos o retrato da condessa de Lamsdorf, pintado por Winterhalter. Quem sabe, talvez as fitas roxas sobre o vestido lilás são testemunhas de que ela estivesse de luto por alguém.




Mas, obviamente, este não era o único uso do roxo. Imperatriz Eugenie, conhecida pela sua beleza - e pelos seus vestidos luxuosos - gostava do roxo, por gostar.




Personagens literárias também usavam roxo.

Quando Jane Eyre vai se casar com Rochester, aquele escolhe "uma luxuosa seda cor de ametista" para ela, e Jane mal consegue convencê-lo a não comprar o tecido: ela prefere cores mais modestas.




Outra proprietária de um vestido roxo é Scarlett O'Hara.




Em "Anna Karenina", Anna vestiu-se de preto para o baile, mas há roxo e lilás de sobra no romance. Fitas roxas nos cabelos. O vestido lilás escuro que Kitty usa nos seus primeiros meses de casada. Vestidos, véus e chapéus lilás...


Tá bom que na segunda metade do século 19, o roxo era doença. Em 1859, os humoristas até mesmo descreviam a "febre lilás", cujos sintomas são laços roxos, e que poderia levar a pessoa a vestir-se de cabeça aos pés de roxo. Aos pés, literalmente. Um sapatinho roxo para combinar é indispensável.




A cor continuou na moda no início do século 20.

 

E não foi esquecida mais tarde: anos 30, anos 50... Talvez só na década de 70 que o roxo não apareceu muito.

 

Em 2005, Dita von Teese casou-se com Marilyn Manson. Um vestido branco tradicional talvez não combinaria muito com a ocasião, mas o vestido roxo de Vivienne Westwood...



O roxo também não deixa de aparecer no cinema. Entre personagens que se vestem de roxo, podemos citar Padmé Amidala, que tem vários vestidos roxos em seu guarda-roupa.


This entry was posted at sexta-feira, abril 27, 2012 and is filed under , , , , , , , , , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...