Tutorial: Túnica Medieval  

Posted by Moriel in ,

Uma túnica T é a roupinha medieval mais básica. Uma calça mais uma túnica, e um rapaz qualquer vira um guerreiro viking, e, com duas túnicas sobrepostas, uma mocinha se vestirá tão bem quanto qualquer dama da Idade Média.



É uma roupa extremamente simples de fazer. Portanto, o molde de uma túnica T.

Primeiro, vamos tirar algumas medidas.

Comprimento da túnica (A): distância da parte superior do ombro até aonde você quer que a túnica vá. Simplesmente coloque a ponta da fita métrica no ombro, segure com um dedo, e vai desenrolando ela até atingir o comprimento desejado. Como sugestão, algo entre o meio da coxa e o meio da batata da perna para os homens, e algo entre o joelho e o chão para as mulheres.

Comprimento até a cintura (B): pode usar como referência o umbigo, em caso de dúvida.

Circunferência do tronco (C): escolha a parte mais larga do tronco (normalmente é o peito), e meça a circunferência.

Circunferência do braço (D): parte mais grossa do braço (onde este se conecta ao tronco).

Comprimento da manga (E): usando uma camiseta, meça a distância de onde começa a manga dela até onde você quer que a manga da túnica vá.

Caso fique com dúvida quanto a alguma medida, adicione alguns (ou muitos) centímetros. Se sobrar, você sempre pode cortar o excesso. Se, por um acaso, faltar e a túnica ficar justa demais, também não se assuste, ela é feita de tal forma que você sempre pode adicionar uma faixa de tecido alargando-a.

Portanto, mãos a obra. Considerando-se o tecido de 1.5-1.6 metros de largura, você vai precisar comprar duas vezes a medida A mais uns 20 cm extra. Assim, se quiser fazer uma túnica de 1 metro de comprimento, vai precisar de 2.2 metros de tecido.



Primeiro, desenhe o molde no tecido, para depois recortar:

1. Desenhe, ao longo do tecido (colado a uma das laterais), um retângulo com largura (3) igual a metade da medida C mais 15 cm (10 de folga, e 5 para as costuras), e duas vezes a medida A mais 5 cm (barra) de comprimento (1+2). Além disso, demarque as linhas que o dividem no meio na horizontal e na vertical.

2. Mangas. Retas: dois retângulos com largura (5) igual a circunferência do braço na parte mais grossa (D) mais 15 cm, e comprimento (4) igual a medida E mais 5 cm. Justa: dois trapésios (espelhados), semelhantes aos retângulos da manga reta, só que a lateral que vai ser a ponta da manga, deve ser mais estreita (usando a circunferência do punho mais uma folga, por exemplo. Larga: o contrário da manga justa, a largura na ponta da manga é maior que a medida D.

3. Alias, a túnica T é ligeiramente rodada, portanto, desenhe também dois (ou 4, se quiser ela um pouco mais larga) triângulos, com duas laterais mais longas (2) iguais a distância entre a cintura e a barra da túnica (medida A menos medida B).
Pronto, agora é recortar e costurar.

Primeiro, recortê o retângulo grandão. Alinhave as mangas tal como está mostrado no desenho acima, formando uma cruz - ou, quando costurar as laterais, um T. Feito isso, pode dobrar a túnica e alinhavar as laterais da boca das mangas até a cintura.

Agora, adicione os triângulos. Se estiver usando somente dois, alinhave-os nas laterais tal como está desenhado, e depois alinhave o outro lado na parte de tras da túnica. Aí é só cortar a barra para ficar certinho e redondo.

Se quiser uma túnica mais rodada, vai precisar de 4 triângulos. Além dos dois nas laterais, insira um na frente e outro atrás, cortando a túnica até a cintura (bem no meio).

Finalmente, faça a abertura para a cabeça =). Basicamente, é só dobrar a túnica e recortar um buraco suficientemente grande para poder tirar e por a túnica. As fotos do começo do post mostram os três formatos mais comuns: redondo, triangular e redondo com uma abertura vertical (é o mesmo do esquema).

Só costurar tudo e fazer as barras.

Uma opção também é não fechar inteiramente as costuras na saia da túnica. Por exemplo, na primeira foto, as laterais estão abertas.Mais liberdade de movimento e conforto e tal. Para túnicas femininas, deixar as laterais, para as túnicas masculinas, deixar uma abertura grande na frente (até a cintura ou quase) e uma menor nas costas (uns 15-20 cm).

Para deixar a túnica menos básica, as fotos mostram também três ideias básicas de decoração: fitas de tecido de outra cor ou fitas bordadas (ponto russo fica muito bom), ou faixas bem mais largas de tecido de outra cor (um pouco mais complicado tecnicamente).

Enfim, pode soar um pouco enrolado, mas na verdade é extremamente simples. Para falar a verdade, uma camiseta - aquelas básicas - é um exemplo de túnica T bem curtinha. Só fazer igual, mas mais longo, e inserir uns paninhos na parte de baixo para alargar =)

This entry was posted at sábado, abril 21, 2012 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comments

Olá, Moriel!

Adorei a postagem, espero que não se importe que eu a tenha compartilhado com os colegas revivalistas daqui de BH :)

Faremos um picnic medieval este ano e tenho certeza de que seu tutorial vai ajudar bastante!

Gostaria de tornar nosso blog um dos parceiros do seu, o que você acha? picnicvitorianobh.blogspot.com

Até então, usávamos pouco o blog por promover os eventos através de redes sociais, mas, este ano ele será reestruturado.

Aguardo sua resposta!

Abraços,
Renata Rodrigues - organizadora do Picnic Vitoriano BH

31 de janeiro de 2013 às 14:33

Olá moriel boa tarde adorei sua postagem gostaria de saber se pode me vender o molde da túnica.. Meu emeil.vivian-btn10@hotmail.com..muito obrigada Romilda de Paulo Afonso Bahia

24 de abril de 2016 às 08:51

Olá moriel boa tarde adorei sua postagem gostaria de saber se pode me vender o molde da túnica.. Meu emeil.vivian-btn10@hotmail.com..muito obrigada Romilda de Paulo Afonso Bahia

24 de abril de 2016 às 08:52

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...