Uniformes das chefes de regimento - Rússia  

Posted by Moriel in , , , , , , , , , , , ,

Os vestidos de uniforme foram pela primeira vez introduzidos pela imperatriz Catarina II (1729 – 1796) como uma versão feminina dos uniformes militares. Uniam em si algumas características do uniforme correspondente, em particular as cores, à moda feminina da época. O motivo da criação deste traje era bastante simples: a imperatriz precisava de uma roupa para as paradas militares e outros eventos deste tipo. Os imperadores, neste caso, vestiam o uniforme, mas apesar de Catarina usar, não raramente, roupas masculinas para andar a cavalo, isso não era muito adequado para as ocasiões formais.


Como podemos observar, não existia nenhum cânone rígido quanto ao estilo: o uniforme era uma simples improvisação inspirada no uniforme do regimento.

A tradição do uso do vestido de uniforme persistiu até o fim da monarquia, em 1917. Devemos destacar, porém, que ela jamais se difundiu além da família imperial, e o uso do uniforme restringia-se à família do imperador reinante (assim, outras mulheres da casa imperial poderiam também chefiar algum regimento, porém não usavam o vestido de uniforme). As imperatrizes e as princesas apareciam assim trajadas nos eventos militares e recebiam generais.

Alias, chefiar um regimento não tem nada a ver com comandá-lo, é claro. O chefe é uma pessoa de alta posição, ao qual o estado confere a honra de cuidar do regimento. Ele tem alguma influência na escolha dos oficiais, interage muito com eles e (um pouco menos) com os soldados. Pode ouvir seus pedidos e reclamações, representar os interesses do regimento das instâncias superiores, etc...

No início do século 19, em particular durante as guerras napoleônicas, o estilo militar nas roupas femininas difundiu-se para toda a sociedade (em particular, nos trajes de montaria).

Alias, muitas vezes, o uniforme resultava em brigas. Assim, a princesa Olga Nicolaevna, depois de tornar-se chefe de um regimento, discutiu longamente com o pai, imperador Nicolai I. A filha queria que “ficasse bonito”, enquanto o pai insistia que ficasse “igual ao uniforme”.

 Olga Nicolaevna Romanova


Olga e Tatiana

O mesmo vestido


 
  Tatiana Nicolaevna Romanova

 Alexandra Feodorovna

 Maria Feodorovna

 
 O mesmo vestido

Veja Também:

This entry was posted at segunda-feira, outubro 18, 2010 and is filed under , , , , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...