Bliaut  

Posted by Moriel in

 The Accolade, por Edmund Blair

Bliaut (ou bliaud) é uma vestimenta usada por homens e mulheres nos séculos 11-13 na Europa Ocidental, principalmente na França. Era usado sobre uma túnica ou um vestido de mangas estreitas, normalmente de cor contrastante. Sobre o bliaut, usava-se um cinto.

As mangas do bliaut eram justas – do ombro até mais ou menos o cotovelo – e depois se alargavam, indo até o chão ou quase. A parte inferior das mangas poderia ser amarrada, formando “bolsos”.

Frequentemente, apresentava também amarração nas laterais, do quadril, subindo pela lateral, e nas mangas até o cotovelo. A saia era bem larga e rodada.

Os homens vestiam o bliaut sobre a armadura ou na corte. Já para as mulheres, era uma roupa a ser usada na corte. De qualquer forma, algo extremamente formal. A principal diferença entre o modelo masculino e o feminino era o comprimento e largura (o masculino era um pouco menos justo, e um pouco menos comprido).

This entry was posted at segunda-feira, março 28, 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...