Moda Ocidental no Japão  

Posted by Moriel in , , , , , ,

A introdução do vestuário ocidental durante a era Meiji (1868-1912) é uma das mais marcantes transformações que a moda japonesa sofreu.

Desde o tratado de 1854, permitindo o comércio com os Estados Unidos, os japoneses começaram a adotar, com bastante entusiasmo, estilos e práticas dos paises ocidentais. Até então, Japão havia se isolado economicamente, politicamente e culturalmente do Ocidente, mas o novo governo sentiu necessidade de uma rápida mudança, para transformar o país numa potência moderna. O imperador Meiji instituiu um governo parlamentar, e introduziu ensino e tecnologias ocidentais no Japão, expondo a população a novas influências (com um impacto impressionante na vida das pessoas). Esta modernização encorajou os japoneses a usarem roupas ocidentais, que se tornaram o símbolo do desenvolvimento e progresso.

Os homens foram os primeiros a adotar a nova moda, com os novos uniformes militares, que seguiam os padrões britânicos e franceses. De modo similar, a partir de 1870, funcionários do governo – policiais, funcionários das ferrovias e dos correios – foram obrigados a vestir ternos ocidentais. Até mesmo na corte, roupas ocidentais tornaram-se obrigatórias para os homens (1872) e para as mulheres (1886). O imperador e a imperatriz estavam na dianteira, usando roupas e penteados ocidentais em todos os eventos oficiais.

Pessoas da alta sociedade seguiram o exemplo, comparecendo aos bailes em roupas europeizadas. Até as décadas de 80 e 90, praticamente toda a sociedade adotou a nova moda, principalmente os homens. Entre as mulheres, o uso de roupas ocidentais limitava-se a nobreza e as esposas dos diplomatas. Os kimonos continuaram dominando no começo da era Meiji, contudo tanto homens quanto mulheres combinavam-nos com acessórios ocidentais (por exemplo chapéus e jóias). 

Para a sobremesa, mais algumas gravuras, com retratos da família imperial, imagens de bailes e festas e páginas de revistas de moda.

 
 
 

This entry was posted at sábado, janeiro 14, 2012 and is filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comments

Muito interessante. O que me chamou mais atenção nos vestidos foram as cores, fortes!

Adoro o blog, porque aprendo um pouco mais sobre a história de diversas culturas, sociedades e afins. *-*

15 de janeiro de 2012 16:20

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...