Felicien Rops  

Posted by Moriel in , ,


 The Row, 1874

Felicien Rops nasceu em Namur (Bélgica) em 1833, e estudou na Universidade de Bruxelas. O forte de Rops era o desenho e não a pintura, e ele primeiro ganhou fama como caricaturista.

Rops conheceu Charles Baudelaire em 1864, e a impressão deste encontro durou até o fim de seus dias. Rops criou o frontispício de Les Épaves, uma seleção de poemas de Les Fleurs du mal que haviam sido censurados na França, e que, portanto, foram publicados na Bélgica.

A colaboração de Rops com Baudelaire e com a arte que ele representava ganhou para o seu trabalho a admiração de muitos outros escritores, incluindo Théophile Gautier, Alfred de Musset, Stéphane Mallarmé, Jules Barbey d'Aurevilly, e Péladan Josephin. Ele era intimamente associado com o movimento literário do Simbolismo e da Decadência.

Como as obras dos autores cuja poesia ele ilustrou, seu trabalho tende a misturar sexo, morte e imagens satânicas. Félicien Rops foi um dos membros fundadores da Société Libre des Beaux-Arts de Bruxelas (Sociedade Livre de Belas Artes, 1868-1876) e Les XX ("Os Vinte", formada em 1883).

A visão de Rops começou a falhar em 1892, mas ele continuou trabalhando até a morte, em 1898.

Mais algumas obras...


Les Diaboliques, 1884

The Temptation of St, Anthony, 1878

Pornocrates, 1896

The Sacrifice, 1883

The Sentimental Initiation, 1887

Hypocrisy

This entry was posted at sexta-feira, outubro 01, 2010 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...