DOLLS: O Casamento do Século  

Posted by Moriel in , , ,

 Post Original

O casamento da Rainha Vitória e Príncipe Albert foi, sem dúvida, o casamento do século. Foi celebrado em 10 de fevereiro de 1840, na Capela Real de St. James. Lembrando, Vitória era rainha de um dos mais poderosos países do mundo e, obviamente, qualquer coisa que ela fazia era imediatamente imitada por todas as mulheres. E, assim, o branco tornou-se uma cor padrão para os vestidos de noiva.

 Casamento da Rainha Vitória com o Príncipe Albert, 1840.

Mais romântico que luxuoso, o vestido da Rainha Vitória era de cetim branco, enfeitado com flores de laranjeira. Na cabeça, ela usava uma coroa também de flores de laranjeira, sobre um véu de renda de Honiton. As damas de honra também estavam de branco.

Vitória, com o véu de noiva.

A renda do vestido de noiva da Rainha Vitória foi confeccionada na oficina de Miss Bidney, nativa da vila de Beer onde as rendas de Honiton eram produzidas. Ela veio para Londres, por ordem de Sua Majestade, para supervisionar o trabalho. Mais de duzentas pessoas trabalharam de março a novembro.


A faixa de renda que ornamentava o vestido tinha mais de três metros e meio de comprimento, e aproximadamente 70 cm de largura. O padrão era extremamente elaborado, desenhado especialmente para a ocasião. Os desenhos foram destruídos assim que o trabalho foi finalizado, garantindo que o vestido que a rainha iria usar jamais fosse reproduzido. O véu, do mesmo material, exigiu sozinho mais de seis semanas de trabalho. Era um quadrado de quase um metro e meio de lado.


Como curiosidade, devemos mencionar que, alguns anos mais tarde, em 1854, a rainha e seu esposo posaram para algumas fotos em trajes bem similares aos do casamento, encenando-o. Apesar de não ser o mesmo, o vestido é bastante parecido.



Mais algumas imagens:


Os sapatos que Vitória usou no casamento.

This entry was posted at terça-feira, dezembro 21, 2010 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comments

Como eu poderia entrar em contato com você? Gostaria de algumas indicações de bibliografia sobre este assunto

20 de novembro de 2013 14:21

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...