Sisi: Franz Joseph e Sophie  

Posted by Moriel in , , ,


Sophie, irmã de Ludovika, compartilhava inteiramente as suas ambições. Seu marido também não era lá dessas coisas, de modo que ela depositou todas as esperanças nos filhos. Sophie teve sorte, e seus dois filhos mais velhos, Franz Joseph e Maximilian, pareciam bastante promissores (mas o terceiro era um fanático religioso, e o mais novo era homossexual e encrenqueiro).

 Franz Joseph com os irmãos

O tio paterno de Franz Joseph, imperador da Áustria, era por sua vez uma pessoa bastante problemática. Sofria de epilepsia e retardo mental, e deu uma única ordem durante o seu reinado, quando, por motivos de saúde, foi proibido de consumir uma de suas guloseimas favoritas: “Sou imperador e como o que eu quiser!”. Acabou abdicando em favor de Franz Joseph. Sophie, obviamente, ficou feliz e saltitante, pois não tinha duvida de que o filho irá seguir os sábios conselhos maternos. E o filho atendeu às suas expectativas, até que Elisabeth apareceu.

 Ferdinand I

Curiosamente, até mesmo Franz Joseph, burocrata até a raiz dos cabelos, encantou-se pela moça. Diz-se que depois da primeira dança que os dois dançaram juntas, o jovem imperador juntou todas as flores, que deveria distribuir entre as damas presentes no baile, e entregou a Sisi.

 Franz Joseph
Depois de passar horas estudando etiqueta como um universitário em véspera de prova, depois algumas horas circulando pela cidade, depois a longa cerimônia na igreja abafada, e depois um jantar, Elisabeth estava exausta e mal conseguiu arrastar-se até o quarto. Meia hora depois, Franz Joseph apareceu, acompanhado pela mãe. Elisabeth fingiu que dormia e Sophie, que provavelmente queria dar os últimos conselhos para a recém-casada, ficou embirrada e foi embora. Na manhã seguinte, interrogou a nora sobre a noite de núpcias, fazendo Sisi chorar.

Sophie


Obviamente, as excelentes relações entre as duas mantiveram-se por toda a vida. Elisabeth chamava a sua segunda mãe de “esta mulher ruim”, e aquela retribuía com “caipira da Bavária”. Franz Joseph fazia o máximo para afastar-se do problema.

This entry was posted at quarta-feira, novembro 16, 2011 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...