Sisi: Infância  

Posted by Moriel in , , , , , , ,


 


Elisabeth nasceu no Natal de 1837, em Munique, quarta criança na família do duque Maximilian da Baviera e sua esposa Ludovika (filha do rei Maximilian I da Baviera). Depois de Elisabeth, o casal teve mais três meninas e dois meninos – um total de nove filhos. A família gostava de apelidos: Elisabeth era chamada carinhosamente de Sisi.

 Ludovika

A sua vida familiar era bastante atribulada. Ludovika irritava-se com a falta de ambições do marido. As irmãs dela – Sophie, Elisabeth e Amália – eram rainhas, e o título de duquesa não era um bom consolo. Corria também um boato de que Ludovika irritou-se tanto com a passividade do marido que na noite de núpcias o trancou em uma dispensa (se bem que depois eles devem ter dado um jeito). 

Maximilian e Ludovika

O próprio Maximilian, com um largo histórico de esquisitice e insanidade na família (num extremo de bizarrice, uma de suas sobrinhas estava convencida que havia, de alguma forma, engolido um piano de vidro, de modo que deveria tomar cuidado e evitar atividades físicas para que este não quebrasse), precisava de uma coroa tanto quanto um cachorro precisa de uma quinta pata. 

Maximilian

Gostava mais de viagens e aventuras, era um exímio cavalheiro. Também era um poeta e músico razoável. Dizia: “Se eu não fosse príncipe, seria um artista de circo”. Passava o tempo viajando - visitou Egito e Palestina, e fugia de qualquer coisa que lembrasse deveres oficiais. Depois de inúmeras traições por parte de Maximilian, ele e Ludovika pararam de se falar, fingindo um relacionamento normal em público.

As crianças cresciam entre a mãe restritiva e cheia de ambições e o pai excêntrico. Enquanto sua irmã mais velha, Helene - Nene - era uma jovem graciosa de excelentes maneiras, Sisi era uma pestinha. Ela rolava na grama, sujava-se, brincava nas florestas em torno do castelo de Possenhofen, residência de verão da família, e passava horas cavalgando. Elisabeth adorava cavalos e passava muito tempo com eles. Alias, tal como o pai, ela adorava os animais, e tinha quase um zoológico: coelhos, porquinhos da índia, canários, cachorros, hamsters, e muitos outros bichos. Obviamente, era a filhinha favorita do pai. Os dois passavam horas falando sobre poesia e artes e, é claro, cavalgando pelos arredores. A pequena Sisi também começou a escrever versos.

 Sisi com seu irmão, Theodor

Uma vez, Maximilian e a filha vestiram-se de músicos de rua, e foram a uma feira. A pequena Sisi dançava e pegava no ar as moedas que os transeuntes jogavam, enquanto seu pai cantava. Anos depois, a Imperatriz mostrou a uma das damas da corte algumas dessas moedas, e disse: "É o único dinheiro que ganhei com o meu próprio trabalho".

O primeiro amor de Elisabeth foi um conde que visitava freqüentemente o castelo dos seus pais em Munique. Quando a sua mãe encontrou os versos apaixonados que Sisi havia escrito sobre ele, o conde foi banido do castelo, e ela nunca mais o viu. Contudo, em pouco tempo, ela se consolou. Ao visitar a tia Sophie, Karl Ludwig, primo de Elisabeth e 5 anos mais velho do que ela, mostrou-se encantado com ela. Admirava os canários e os desenhos dela, e a presenteava com doces e flores. Dessa vez, o namoro não desagradou a mãe, que pesou que os dois dariam um belo casal.

 Possenhofen

Em julho de 1853, Ludovika recebeu uma carta da irmã. Sophie estava procurando uma noiva para seu filho mais velho, Franz Joseph, Imperador da Áustria. Recordando-se das maneiras de Nene e da boa impressão que a jovem havia produzido, Sophie convidava a irmã e a sobrinha para o palácio da família real. É claro que Nene não era lá muito bonita, mas princesas católicas estavam em falta, e de qualquer forma o seu filho não via nada além dos seus documentos. Ludovika, lembrando-se das simpatias entre Elisabeth e Karl Ludwig, decidiu levar Sisi junto, na esperança de casar duas filhas de uma vez com membros de uma importante e prestigiada família real.

 Sisi e Helene

Em Bad Ischl, as duas irmãs, foram apresentadas ao jovem imperador. De início, este se mostrou interessado por Helene, mas sentia-se tímida na presença do possível noivo, enquanto Sisi, que tinha então 15 anos, tagarelava alegremente, afinal das contas não era ela que ia se casar. Aos poucos, Franz Joseph começou a dispensar mais atenções para a irmã mais nova, mais bonita, mais vivaz e mais espirituosa que Nene. Estava perdidamente apaixonado, e declarou para a mãe que, se não se casasse com Sisi, não se casaria nunca.

 Sisi pouco antes do seu casamento

Sophie não estava nem um pouco contente com a atitude do filho, e Ludovika também não aprovava esta união, apesar das suas ambições, pois sabia o quão imatura e despreparada para o papel de Imperatriz era a sua segunda filha. Não que ela não queria casar os dois, tinha medo de Sisi pagar mico e vexar a família inteira. Assim que voltaram para casa, encheu Elisabeth de lições: etiqueta da corte, a moda, pessoas importantes, línguas e história. Enquanto isso, Sisi e Franz Joseph trocavam cartas apaixonadas.

 Sisi e Franz Joseph

Elisabeth e Franz Joseph casaram-se em 24 de abril de 1854. A cerimônia pomposa levou muitas horas, e Sisi teve que acordar às 7 da manhã para ler um grosso manuscrito acerca da etiqueta e dos papeis das suas novas damas. Depois, foi de carruagem para a igreja onde iria se casar - o trajeto de menos de dois quilômetros levou várias horas... Mesmo aqueles que não aprovavam a união, aplaudiram a beleza da noiva.

 Sisi em seu vestido de noiva

 Cauda do vestido de noiva

This entry was posted at segunda-feira, novembro 14, 2011 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...