O que e quando usar  

Posted by Moriel in , , , , , , , , ,


Obviamente, há roupas apropriadas para cada ocasião. Ninguém vai baixar na festa chique de shortinho e havaianas, por exemplo. Tá bom que hoje em dia até passa, se você souber apresentar bem o seu shortinho, mas na era vitoriana as coisas eram um pouco mais complicadas...

Vestido Caseiro: usado somente em casa. Era o tipo mais simples de vestido, bem confortável. Às vezes, era quase um roupão. Tinha mangas longas, gola alta, cores suaves, poucos enfeites.

 1862

Toilette de Recepção: uma verão mais bonitinha do Vestido Caseiro para receber visitas. Como as visitas nem sempre se anunciavam e os Vestidos Caseiros eram também aceitáveis para a ocasião, é uma roupa bastante rara. Basicamente, uma roupa caseira um pouco mais elegante para mostrar respeito ao visitante.

 1880

Toilette de Visita: para visitar outras pessoas durante o dia. Elegantes a ponto de não embaraçar a dona de casa (nem com falta, nem com excesso de elegância). Como visitar outras pessoas envolvia um certo tempo de permanência ao ar livre, as Toilettes de Visita mudavam de acordo com a estação, mas não incorporavam roupas de frio (que eram uma adição, não uma parte do vestido, isto é, uma capa ou um casaco poderiam ser usados, mas não eram parte da Toilette em si), pois estas eram tiradas quando a mulher chegada ao seu destino. Usados com chapéu ou bonnet. Foram gradualmente substituídos por Vestidos de Tarde.

 1870

Vestido de Passeio / Promenade: como diz o nome, é uma roupa para ser usada ao ar livre. Refletiam grandemente a mudança de estações, com acessórios como casacos ou mantilhas fazendo parte do conjunto (neste caso, o vestido não era usado sem eles). Vestidos de Passeio de verão requeriam um parasol. Usados com chapéu ou bonnet.

 1819

Vestido de Carruagem / Viagem: uma roupa para viajar em carruagens, mais tarde também de trens (havia roupas específicas para andar de automóvel). Tal como todas as roupas de rua, mudavam de acordo com a estação, e eram usados com chapéus ou bonnets. A ênfase aqui era na praticidade: fácil de limpar, cores que não sujam muito, tecido resistente...

 1839

Traje de Montaria: a única roupa esportiva até o final do século 19. Evoluiu a partir dos trajes de caça do século 18, que desde o inicio imitavam as roupas masculinas. As cores mais freqüentes eram verde, preto e vermelho. Nada de modas excessivas, crinolinas, etc... Tecido resistente, que aquenta os galhos e espinhos. Eram usados com chapéus.

 1910

Vestido de Tarde: vestido entre o Vestido Caseiro e o Vestido de Noite / Jantar para típicas ocupações da tarde: visitar amigos, fazer compras, passear. Combinação e sucessor da Toilette de Visita e do Vestido de Passeio. Bastante elegante e formal.

 1853

Vestido de Jantar: usado no final da tarde, isto é, para jantar em público. Extremamente formal e elegante, mostrando o bom gosto da senhora e a habilidade da costureira. Gola um pouco mais baixa, as vezes mangas curtas.

 1898

Vestido de Noite: vestido para ocasiões formais como Jantares, concertos, teatro, festas. Extremamente elegante, sublinhando a beleza, riqueza e moralidade daquela que o usava. De cores fortes, decotado, mangas curtas, muitos enfeites.

 1910

Vestido de Baile: para ocasiões envolvendo dança; Extremamente elegante, era o melhor vestido de uma senhora, feito para mostrar a sua beleza e riqueza e (quando se aplicava) atrair pretendentes. Decotado, mangas curtas ou sem mangas, muita decoração, corpete justo.

 1885

This entry was posted at sexta-feira, dezembro 16, 2011 and is filed under , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comments

Anônimo  

Realmente eu não daria pra ter vivido nessa época. O:
Em um dia a mulher (de classe média alta) tinha que trocar tantas vezes assim de roupa? x:

Adorei o post, bem explicativo *-*
Estou ainda mais apaixonada pelo passado *_*

16 de dezembro de 2011 às 08:47

Precisava de pelo menos uns três =)
Haja dinheiro para isso, né...
Tá bom que se eu aguentasse usar uns vestidos assim, ia trocar de roupa o dia todo, so pela diversão =)

17 de dezembro de 2011 às 05:50

Gostei muito do seu blog,ta de parabéns**

28 de agosto de 2012 às 07:16

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...