Tecidos  

Posted by Moriel in , ,


As lojas de tecido de hoje em dia são perfeitamente revoltantes.

Por exemplo, cetim. Ele, no passado, poderia ser de diferentes tipos!

A la Pompadour, a la Ninon de l'Enclos, com ornamentos impressos, com bordados dourados, cetins de Luxor, cetins da Turquia, cetins reais, cetins Poloneses, cetins Árabes... Só os nomes já dizem tudo.


Os diferentes tipos de cetim se distinguiam pelo material (por exemplo, cetins de Luxor eram feitos de fios de seda e lã), densidade e estampa. O já mencionado cetim Pompadour é de "cores escuras, com ornamentos florais tecidos em seda de cor dourada, que, iluminadas, parecem bordadas em ouro, este tecido é própria para vestidos da corte".

Sedas? Também só o nome parece familiar. Seda de Antwerp, seda Chinesa, sedas da Florença e de Berlim. Eram, na verdade, tipos de seda que surgiram, inicialmente, em certas localidades. Por exemplo, a seda Napolitana era um tecido bem denso, e a de Antwerp era listrada...




O vestido abaixo, do século 18, é feito de gros de tours (isto é, seda de Tours), uma combinação de seda e lã, mais pesado e resistente que seda pura. Alias, não brilha mesmo, devido ao tipo de trama. Bastante popular em vestidos de luto.


O tipo mais caro de seda era o grosgrain, bem mais leve que as outras sedas, mas tão resistente quanto.

E havia ainda toda a sorte de sedas estampas...


Havia também as gazes. De diversas grossuras, texturas e tons, algumas com adição de faixas de cetim coloridas e de bordados... Gaze branca, bordada com desenhos de penas - gaze á plumes, gaze "Dona Maria", também branca, mas bordada com prata, gaze Céphise, com estampas de galhos e folhas...


Um tecido bom para roupas de mocinhas é a musselina. Alias, é de musselina um dos vestidos mais famosos da literatura: Scarlett, de "E o vento levou" aparece, pela primeira vez, em um vestido de musselina verde com florzinhas.


A musselina poderia ser de algodão, lã, linho, seda...

Um tecido bem parecido era tarlatan. Algumas fontes o consideram uma espécie de gaze. De qualquer forma, era um tecido que poderia ser engomado, e portanto servia bem para as imensas saias da década de 1860.


As senhoras usavam tecidos mais pesados e de cores mais fortes que as jovens: brocados, moire, sedas e tafetá.

Moire? É fácil reconhecer este tecido pelos reflexos característicos. Frequentemente, o moire era feito de seda.


Agora, o crepe já não é tão estranho assim: crepe chines, e crepe chiffon ainda aparecem no guarda-roupa de muita gente. Na era Vitoriana, o crepe preto era muito usado em roupas de luto.



E as lãs? Os algodões? Sarjas, changeants, failles, veludos, linhos, rendas...

Changeant

Faille


This entry was posted at segunda-feira, abril 16, 2012 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...